terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fátima prestigia festa de 21 anos do Reca no distrito de Nova Califórnia

O projeto Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca), ligado à Igreja Católica e que trabalha com produtos da flora amazônica como principal fonte de sustentabilidade, completou este ano 21 anos com mais de 300 famílias associadas. Admiradora do projeto, a senadora e candidata à reeleição, Fátima Cleide, e o candidato ao governo Eduardo Valverde prestigiaram a terceira festa do projeto, realizada neste fim de semana, em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho.

Para a senadora Fátima, o Reca é exemplo de projeto sustentável que se sonha implantar em várias, se não em todas, as regiões da Amazônia Legal. “Reca é modelo de que sustentabilidade e reflorestamento também geram lucratividade e bem estar social”, destacou.

De acordo com idealizador do Reca, Sérgio Lopes, o projeto nasceu de uma necessidade. Agricultores vindos de outras regiões do país, atraídos pelos seringais e vastas propriedades de terra, após terem deixado tudo e vindo para a Amazônia, constataram que as terras daqui não se adequam a certas culturas. Daí surgiu a proposta de utilizar os produtos já ofertados pela natureza, de forma sustentável e em associação.

O Reca, que já teve mais de 500 famílias associadas, atualmente conta com 304 residentes na região, localizadas nos estados de Rondônia, Amazonas e Acre. Estas famílias colhem, industrializam e fornecem produtos da pupunha, açaí, castanha, cupuaçu, entre outras frutas, além de sementes, óleos e derivados, segundo explicou o presidente do Reca, Eugênio Vacaro.

A cada ano, a festa atrai mais pessoas de diferentes estados do Brasil e da Bolívia, que desejam conhecer o projeto e comprar os produtos fornecidos pelo Reca.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário