sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Palmito toma espaço da banana no interior de São Paulo

Novo mercado já é responsável por 70% da produção do alimento no Estado
A atual aposta da região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, é o palmito pupunha. A maior parte das terras, que antes serviam à produção de banana, atualmente são ocupadas por palmeiras. O novo mercado já é responsável por 70% da produção de palmito do Estado de São Paulo. Na cidade de Juquiá, quem investiu no negócio já está colhendo os frutos. O município tem mais de oito milhões de pés de palmito pupunha.

A região do Vale do Ribeira perdeu nos últimos dez anos mais de seis hectares de bananeiras. Agora, é o palmito pupunha que ocupa a maior porção de terras. Dados do censo agropecuário indicam que nos anos de 1995/1996 existiam quatro propriedades rurais com plantação de palmeiras. Onze anos depois, o número ficou 20 vezes maior. No mesmo período, a plantação de bananas diminuiu em 23%, quase cem propriedades abandonaram o cultivo. Agora, a cada 12 meses são cultivados mais dois milhões de pés de palmeira.

O material que sai das propriedades tem destino certo: a indústria. No local, a palmeira vai ficando com jeito de palmito. A haste é descascada e classificada, e o produto é limpo, pesado e embalado. O vidro é tampado e vai para o choque térmico, de onde sai pronto para a comercialização.

No local, são industrializadas mais de duas toneladas e meia de palmito por dia. O volume deste ano já superou em 15% o de 2009. Até 2015 a estimativa é aumentar em seis vezes a produção.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário