quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Força Verde fecha fabriqueta de palmito ilegal

Em cumprimento a mandados de busca e apreensão, policiais militares da Força Verde, que participam da Operação Verão Costa Leste, fecharam uma fabriqueta de palmito ilegal. Foram apreendidos 150 vidros de palmitos embalados (300 gramas cada), 21 vidros de palmito (1,8 quilo cada), todos prontos para a venda. Os mandados foram expedidos pelo Juiz de Direito Fernando Andriolli Pereira e cumpridos nas localidades de Rio Sagrado e São João da Graciosa, em Morretes, na noite desta quinta-feira (20).

Na primeira abordagem, no quilômetro 35 da BR 277 na localidade de Rio Sagrado, após o local ser vistoriado foram localizados 20 vidros de palmito embalados e prontos para o comércio. “O produto estava em descordo com a legislação vigente e, por isso, o proprietário do comércio foi autuado por Auto de Infração Ambiental e recebeu Termo Circunstanciado, para ser responsabilizado pelo seu ato”, informa o tenente Kleber Piovesan, comandante da ação.

O segundo mandado, cumprido em São João da Graciosa, em uma lanchonete, possibilitou a localização de 14 vidros de palmito colocados à venda no estabelecimento, além da localização de uma fabriqueta clandestina para o preparo do palmito. Foram apreendidos 136 vidros (300g) de palmito Jussara, 21 vidros (1,8 quilo) de palmito palmeira real, sem rótulo e sem litografia nas tampas, 512 vidros vazios e outros objetos utilizados para o preparo ilegal de palmito.

Piovezan alerta que o consumo deste alimento é prejudicial à saúde humana, pois o seu preparo irregular pode causar uma doença chamada botulismo, tendo em vista a falta de condições de higiene nos locais de preparo e a falta de fiscalização dos órgãos de Vigilância Sanitária. “O proprietário do estabelecimento foi autuado por Auto de Infração Ambiental, por comercializar, ter em depósito e para o comércio, produto de origem da flora paranaense de maneira ilegal, e também recebeu Termo Circunstanciado”, explica o tenente.

A multa prevista para quem comercializa este tipo de produto, conforme a legislação vigente, é de R$ 300,00 por quilo. Denúncias de crimes contra a flora podem ser feitas pelo 0800 643 03 04, pois a ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário