quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Filé de viola grelhado e palmito de pupunha assado com ervas

Bom, primeiramente gostaria de desejar um excelente ano novo para todos os meus queridos leitores! Que no ano de 2011 tenhamos muita determinação para continuar comendo comidinhas saudáveis.... brincadeira!! Que 2011 seja melhor do que 2010 foi, e que seja repleto de alegria, determinação, paciência, coragem, calma (pra quem precisa, tipo eu), amor, amizades, paz e por aí vai... Para uma data tão especial, quis postar uma receita simples porém usando um ingrediente que está estreando no blog: o palmito de pupunha!! Pra quem não sabe, existem 02 tipos de palmito: o de açaí e o de pupunha. O segundo, começou a ser comercializado há uns anos atrás e deu tão certo que já virou pop star!! É o grande queridinho dos chefs atualmente. Pelo que andei pesquisando, a grande diferença de um palmito para o outro, além do gosto, é que o de pupunha é ecologicamente correto (a palmeira rebrota após a colheita, tornando a árvore uma fonte de produção sem fim) , pois não agride a natureza. Esses da foto, comprei in natura (cru) e os fiz assados no forno. Mas existem outras inúmeras formas de prepará-lo: cozido, refogado, carpaccio, cru, assado na brasa... Na minha opinião, o único defeito é o preço, que é um pouquinho elevado. Mas, por ser tão gostoso, vale a pena....rs. Vejam a receita abaixo e experimentem!

Ingredientes:
300g de palmitos de pupunha in natura
alecrim, sálvia e tomilho picadinhos a gosto
sal grosso moído na hora a gosto
azeite a gosto
papel manteiga
02 filés de viola (caso não encontre esse peixe, pode ser usado linguado, namorado, badejo)
01 colher de chá de molho de peixe
01 colher de sobremesa de suco de limão
01 colher de sobremesa de molho shoyo
02 colheres de sopa de cebolinha francesa picadinha
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Pupunha assado:
Corte uma folha de papel manteiga grande o suficiente para colocar os palmitos pupunha dentro e fechar formando um envelope. Coloque os palmitos pupunha dentro dessa folha. Adicione as ervas picadas, o sal e o azeite e misture bem entre os palmitos pupunha. Feche a folha de papel manteiga formando um envelope. Leve ao forno (220ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem macios.

Filés de viola:
Em um bowl, misture os molhos de peixe e soja, o suco de limão, sal e pimenta. Tempere os filés com essa mistura e deixe por uns 30 minutos para pegar o gosto. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e grelhe os filés virando quando estiverem douradinhos. Se necessário, coloque um pouquinho de água na frigideira e tampe-a para que os filés cozinhem por dentro. Ao servir, coloque uma colherzinha de chá de shoyo e salpique a cebolinha em cima de cada filé de peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário