terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A FMDR 25 de Julho está comercializando 100 mil mudas de pupunha.

A FMDR (Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural) 25 de Julho está comercializando 100 mil mudas de pupunha.Os interesados devem entrar em contato pelo fone (47) 3424-1188.

A pupunheira apresenta uma série de vantagens para produção de palmito pupunha em relação às outras palmeiras nativas como o açaí (Euterpe oleraceae Mart.) e a juçara (Euterpe edulis Mart.), que são exploradas de forma extrativista e por isso apresentam restrições legais e risco de extinção. As principais vantagens para a exploração comercial de palmito da pupunheira são:
Precocidade, com o primeiro corte a partir de 18 a 24 meses após plantio;
Perfilhamento da planta mãe, chegando a mais de 15 perfilhos, o que permite repetir os cortes nos anos subseqüentes, sem necessidade de replantio da área;
Qualidade do palmito, geralmente o palmito tem comprimento de 40 cm e diâmetro entre 1,5 – 4 cm, sendo muito macio e saboroso;
Lucratividade, quando plantado e conduzido adequadamente, um hectare produz de 5.000 a 12.000 palmito pupunha por ano;
Segurança para o produtor, pois o palmito pode ser deixado no pé ou quando cortado pode ser processado, envasado e guardado para ser comercializado quando o mercado se encontrar mais propício;
Facilidade nos tratos culturais e corte, uma vez que plantas selecionadas não apresentam espinhos;
Vantagens ecológicas, podendo a cultura ser conduzida a pleno sol, em áreas agrícolas tradicionais, sem nenhum dano às matas nativas, fato este de grande apelo comercial, principalmente para a exploração do palmito visando o mercado externo.

Palmeira nativa dos trópicos úmidos americanos, a pupunheira (Bactris gasipae) produz cachos grandes de frutos comestíveis, utilizados de variadas maneiras. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. É consumido cozido e presta-se à extração de óleo ou à produção de farinha, usada na alimentação humana e animal.

Os frutos da pupunheira constituem um alimento essencialmente energético, mas contêm quantidades pequenas de proteína, óleo, caroteno (pró-vitamina A), vitaminas B, C e ferro. Os frutos e seus derivados, quando crus, contêm uma enzima, que inibe a digestão de proteínas, e um ácido, que provoca irritação na mucosa da boca.

Tabela Nutricional

Palmito Pupunha
Quantidade 100 gramas
Água (%) 89,4
Calorias (Kcal) 29
Proteína (g) 2,5
Carboidrato (g) 5,5
Fibra Alimentar (g) 2,6
Colesterol (mg) n/a
Lipídios (g) 0,5
Ácido Graxo Saturado (g) 0,1
Ácido Graxo Mono insaturado (g) 0,1
Ácido Graxo Poli insaturado (g) 0,2
Cálcio (mg) 32
Fósforo (mg) 55
Ferro (mg) 0,2
Potássio (mg) 206
Sódio (mg) 563
Vitamina B1 (mg) 0,03
Vitamina b2 (mg) traços
Vitamina B6 (mg) traços
Vitamina B3 (mg) traços
Vitamina C (mg) 8,7

Fonte: FMDR25

Nenhum comentário:

Postar um comentário