quarta-feira, 17 de março de 2010

Unesp de Registro estuda controle biológico de brocas na pupunha

A cultura da Pupunha tem grande importância para a região do Vale do Ribeira com mais de 2100ha de área plantada. Atualmente os produtores da região tem enfrentado problemas com algumas pragas como a Broca do olho-do-coqueiro e a Broca- rajada. Este fato provocou interesse do professor e pesquisador Ronaldo Pavarini a coordenar um projeto sobre o controle biológico na cultura da Pupunha no combate as brocas citadas e que tem a duração de aproximadamente 10 meses.

O programa é financiado pelo Pólo de Biotecnologia da Mata Atlântica e tem como objetivos: obter mais informações sobre as brocas e consequentemente dar opções de controle das mesmas para os agricultores. Já que não se tem quase informações sobre a biologia e o comportamento da broca- do- coqueiro e a broca- rajada na cultura da pupunha, além da falta de produtos registrados para o controle das pragas.

O projeto consiste basicamente em coletar as pupas dos insetos no campo, levar para o laboratório, deixar na B.O.D (incubadora) em uma temperatura e umidade adequada, aguardando a emergência dos insetos. Serão observadas as brocas adultas que estão ou não parasitadas, a eficiência do parasitismo nas espécies de parasitoides e sua eficácia de controle.

Fonte: Universia
Imagem: Diário de Iguape

Nenhum comentário:

Postar um comentário