sexta-feira, 26 de março de 2010

Rizzatti palestra cultura Pupunha ACIO

* A pupunha é adequada à produção de frutos, palmito e ao uso como ornamental.
O secretário municipal de Agricultura José Fernando Rizzatti já marcou a segunda palestra para incentivar produtores rurais na busca por alternativas agricultáveis no município. Desta vez, será no dia 19, uma segunda-feira, com dois palestrantes e o tema vai girar em torno da cultura da Pupunha.

O evento será na sede da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO), a partir das 19h30, com os palestrantes Antonio Lúcio Mello Martins (APTA) e Valéria Mutollo (IAC – Instituto Agronômico de Campinas).


A primeira palestra foi realizada no último dia 8, também à noite, porém na sede do CPP (Centro do Professorado Paulista). O tema, na ocasião, foi sobre a cultura do eucalipto através do palestrante engenheiro agrônomo Ronaldo Cabrera.

ANTONIO LÚCIO
A APTA é um Departamento de Descentralização e Desenvolvimento da Secretaria de Estado da Agricultura. Os Pólos APTA criam e adaptam tecnologias que promovem o desenvolvimento dos agronegócios nas diversas regiões do Estado, levando em consideração as potencialidades sócio-econômicas e climáticas nas suas atividades. Antonio Lúcio Mello Martins é atualmente Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Publicou 59 artigos em periódicos especializados e 80 trabalhos em anais de eventos. Possui 61 itens de produção técnica. Participou de 30 eventos no Brasil. Recebeu 2 prêmios e homenagens. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais. Ele concluiu doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2000.

VALÉRIA MUTOLLO
O IAC tem como missão Gerar e Transferir Ciência e Tecnologia para o Negócio Agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental. Sua atuação garante ainda a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos no mercado interno e externo. Para isso, conta com um patrimônio humano de 216 pesquisadores científicos, sendo Valéria Mutollo um deles.

A PUPUNHA
Planta originária da América Latina, com ocorrência no Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

Seus frutos são ricos em carboidratos, vitamina A, fibra alimentar, ácidos graxos e minerais, representando assim importante fonte de energia.

Trata-se de uma palmeira perene, adaptada às condições de maior insolação, comum na floresta amazônica em suas múltiplas raças. Apresenta perfilhamento e é encontrada em dois tipos básicos: com e sem espinhos no estipe e no pecíolo e ráquis das folhas. É bastante precoce (1,5 a 2 anos para o primeiro corte), com palmito branco-amarelado e mais doce que o das demais espécies. Seu palmito não escurece rapidamente após o corte, mas é igualmente perecível.

Fonte: Blog do Concon

Nenhum comentário:

Postar um comentário