quinta-feira, 11 de março de 2010

Um design atitudinal

Estava eu, no carro, na maior tranquilidade, conversando com meu pai que é engenheiro de materiais sobre os materiais que foram desenvolvidos especificamente para novos mercados, como os Eco materiais.

De repente ele me diz: Ah, vc tá falando de materiais que nem o banana plac...
Eu respondi: banana o que?.

Conclusão: meu pai tem um aluno de mestrado em engenharia de materiais que está desenvolvendo materiais ecológicos/ recicláveis com o tronco da banana depois que ela é extraída. Eu com a minha super curiosidade de filha de cientista comecei a perguntar várias coisas que ele não soube responder, é claro, afinal o projeto não é dele. Mas como um bom pai que é, me passou o contato do aluno para que eu pudesse conversar e descobrir afinal o que é essa tal de banana plac.

Então, aqui vão algumas coisas que descobri conversando com o Bruno Temer: um aluno de mestrado da PUC-Rio que resolveu se juntar com os amigos Pedro Themoteo, Thiago Maia e Bernardo Ferracioli. São 3 designers, 1 economista e agora 1 engenheiro de produção. Todos próximos dos 27/28 anos e donos da Fibra Design .
A proposta desses jovens empreendedores é quebrar a lógica do consumo e desenvolver uma atitude responsável nos consumidores. Todos os produtos são retornáveis. Quebrou, estragou, volta para as mãos da Fibra para refazer. Nada se perde, tudo se aproveita. Os materiais trabalhados são bambu, fibra de banana, compensado de pupunha e curauá (uma fibra que parece ser mais resistente que a fibra de vidro). Todos ainda estão sendo testados, mas alguns já podem ser adquiridos, como a fibra da banana. O banana plac é produzido no Vale do Ribeira (SP), através de um processo mecanizado mas que não pode ser considerado industrial. Os materiais ainda estão em fase de teste, como as pranchas de surf que foram feitas e a Fibra está aguardando elas quebrarem para, então, analisar o material. Acho que os meninos terão que esperar mais um tempo, porque o material promete ser bom! No caso do banana plac, o material fez tanto sucesso que vem participando como piso do Casa Cor desde 2007! Esse material compete com mercado de luxo, mas o Bruno garante que a ideia é tornar acessível para todos, afinal "eu quero ecológico" diz Bruno Temer.

Além da idéia de ecológico a Fibra Design vai além e desenvolve a sustentabilidade. Existe todo um processo de conscientização por parte dos jovens empreendedores para ajudar as pessoas das comunidades envolvidas a renovar e reciclar os materiais. Levando em consideração que todo o processo é adaptado junto aos fabricante! Uma outra coisa, o banana plac foi um projeto de desenvolvimento aberto. A ideia da Fibra Design é disponibilizar o conhecimento para quem quiser, e se fizerem melhor... Ótimo! Além disso eles pretender criar uma biblioteca de Eco materiais. A galera é revolucionária e promete com as ideias e materiais! Já ganharam vários prêmios, é só dar uma olhadinha no site deles!

Acima estão algumas imagens que o Bruno passou e que ilustram os materiais. A cadeira é um projeto ainda em desenvolvimento e o sk8 existe firme e forte.

Por ROBERTA AVILLEZ
Fonte: ESSAS COISAS E TAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário