quinta-feira, 11 de março de 2010

Convênio vai capacitar 100 técnicos agrícolas para atuar nos municípios mais pobres do PR

O secretario da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi, participaram da assinatura de um convênio firmado entre o ministério, a Caixa Econômica Federal e a Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná (Ataepar), que vai permitir a capacitação de 100 técnicos agrícolas para atuarem nos municípios mais pobres do Paraná.
“Com isso, o estado reforça a prestação de serviços de assistência técnica e de extensão rural nas localidades onde mais se precisa da produção de alimentos e de capacitação”, disse Valter Bianchini.
O convênio, no valor de R$ 312,6 mil, foi assinado nesta terça-feira (09) em Curitiba por Reni Denardi, pelo gerente geral da Caixa Econômica Federal no Paraná, Luiz Henrique Borgo e pelo presidente da Ataepar, Eduardo Dornellas, que também é chefe do núcleo da Seab em Curitiba. Estavam presentes na solenidade os prefeitos de 50 prefeituras que serão beneficiadas pelo convênio.
Ele prevê a qualificação dos técnicos agrícolas em inovações tecnológicas que ajudam a agilizar a interação entre os agricultores familiares com as políticas públicas de assistência técnica e extensão rural e também com a pesquisa.
Para Bianchini, essa política de formação é muito importante porque ajuda na organização do produtor que passa a ter acesso à assistência técnica. “Também contribui com as prefeituras beneficiadas que passam a contar com técnicos capazes para gerenciar projetos, levar recursos aos municípios e depois dar vida a esses projetos”, disse o secretário. Ele acrescentou que a construção de políticas sustentáveis na área agrícola se faz com técnicos capacitados.
O convênio prevê a capacitação prioritária de técnicos dos municípios dos territórios da cidadania como Vale do Ribeira, Paraná Centro, Norte Pioneiro, Cantuquiriguaçu e Centro Sul. São áreas com ofertas significativas de políticas públicas que necessitam de conhecimento e recursos voltados para o desenvolvimento rural sustentável.
Após a assinatura do convênio foram explicados os temas que serão apresentados nos cursos de capacitação conforme a região. Entre eles estão a preservação do bioma Mata Atlântica com a exploração racional da palmeira pupunha; reconversão gradativa da fumicultura por alternativas viáveis de produção como a fruticultura, produção de leite a pasto, rotação de culturas e suas vantagens financeiras e ambientais na recuperação do solo e água e manejo do sistema de produção para a conversão para a agricultura orgânica.

Fonte: Sintrascoopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário