quinta-feira, 18 de março de 2010

Produtores rurais entregam reivindicações ao deputado Samuel

Linha de crédito especial para recompor os bananais após as enchentes e apoio na luta para revisão de alguns itens do Código Florestal, que está em debate na Câmara Federal, incluíram-se entre as reivindicações feitas por lideranças dos produtores rurais do Vale do Ribeira durante café da manhã, realizada nesta quinta-feira, em Registro. Os municípios mais atingidos pelas enchentes, segundo os bananicultores, são Sete Barras, Registro e Juquiá e o prejuízo total deve superar R$ 30 milhões com a perda de 6.500 hectares de bananais e impacto em cinco mil empregos.

O presidente da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), Marc Medaets, abriu o encontro informal revelando ao deputado que os bananicultores, que tiveram grande prejuízo com as enchentes, necessitarão de crédito para recomeçarem. O deputado Samuel informou que já está acertada a vinda da Codasp para atender as estradas rurais. Disse, ainda, que há a possibilidade de linhas de crédito da Agencia Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade – Investe São Paulo. Samuel se comprometeu a promover reunião entre os produtores da região e Mario Mugnaini Junior, presidente da Agência.

Os produtores querem que Samuel Moreira faça uma ponte com deputados federais paulistas no sentido de promoverem algumas mudanças no novo Código Florestal, que deve ser votado este ano. De acordo com eles, o novo código não reconhece produtos do Vale do Ribeira, como banana, chá preto, palmeiras (pupunha, açaí e juçara), plantas ornamentais, chuchu, arroz e áreas de reflorestamento como atividades tradicionais em razão disso, áreas de plantio não poderão ser ampliadas.

Outro pedido dos produtores é que o governo estadual forneça os estudos de georreferenciamento para composição das reservas legais das propriedades agrícolas.

Finalizando a reunião os produtores reivindicaram apoio do deputado Samuel para criação, na Secretaria de Estado da Agricultura, de um programa similar ao Viva Leite para a banana in-natura. E a criação de agrovilas, com total infraestrutura, visando a fixação do trabalhador rural no campo.

Também participaram do encontro Jeferson Magário, Gilson Fantin (Associação dos Pecuaristas do Vale do Ribeira – Apecvar), Roberto Kobori, José Luiz Correa, José de Paula Teixeira (Sindicato Rural de Registro), Rubens Shimizu, João Jesus da Costa, Márcio S. Hanashiro, Eduardo Fukuda, Sileno Fogaça (advogado da Abavar), Rene Mariano, Afonso Carlos Serafim, Giancarlo Felipe da Silva e Edson Ohia.

Fonte: Curiosidades do Vale do Ribeira e Suas Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário