segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Secretaria do Meio Ambiente apreende carga de palmito nativo em Maquiné

Maquiné - Uma equipe formada por servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou, nessa semana, a captura de dois criminosos que extraíam palmito nativo da Mata Atlântica no município de Maquiné, no litoral norte. O local é no entorno da Reserva Biológica da Serra Geral, uma importante unidade de conservação estadual.

Os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município, onde foram interrogados para o registro da ocorrência. Devido ao ocorrido, a Sema aplicou penalidades administrativas individuais. Ao todo foram apreendidas 480 unidades do produto e alguns materiais utilizados para a prática do crime.

A extração de palmito nativo é um crime praticado ao longo da área de ocorrência da espécie na Mata Atlântica. A parte utilizada da palmeira é o meristema apical, o "miolo" da parte superior da palmeira. No entanto, para extraí-lo é necessário abater a árvore. Por essa razão, a espécie se encontra ameaçada de extinção. No caso do Litoral Norte gaúcho, o que se observa é que muitas pessoas recorrem à atividade ilegal, principalmente no período do verão. O fato ocorre, pois cresce a demanda por parte de alguns restaurantes e comerciantes que adquirem o produto ilegal para obter maior lucro com a chegada dos veranistas.

Fonte: Jornal VS
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário