quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pupunha à Arrabiatta com Ervilha Torta

Feito com tomates maduros e um leve toque de pimenta, é um molho delicioso para acompanhar um belo macarrão. Detalhe é que o molho é preparado em gordura de bacon misturado a azeite de oliva extravirgem, o que o torna ainda mais saboroso.

Pupunha é um palmito de origem amazônica. Hoje ele está disseminado por quase todo o Brasil, sendo considerado “palmito ecológico”. Isto se deve ao fato da rapidez em colher os frutos após o plantio (cerca de 2 anos), enquanto o Jussara (típico da Mata Atlãntica), leva em torno de 25 anos para atingir o ponto ideal de colheita.

O pupunha é sempre consumido cozido. Hoje encontramos diversos tipos de cortes para este palmito: em toletes, rodelas, picado, etc.

Nesta entrada, usei pupunha desfiado (que você já encontra no comércio). A mistura de sabores, o ad0cicado do pupunha com o picante do arrabiatta, é uma delícia.

Para contrabalancear, e até conferir um visual mais atraente, ervilha torta.

INGREDIENTES (2 pessoas, como entrada)

100 g de palmito pupunha desfiado

8 unidades de ervilha torta

MOLHO ARRABIATTA

100 g de bacon em pedaços

1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem

1 cebola pequena, picada finamente

1 dente de alho pequeno, picado finamente

200 g de tomates maduros, sem casca e sem sementes, picados (se preferir, use tomate italiano em lata)

1 pimenta malagueta, sem as sementes e a parte interna branca, muito bem picada (use luvas de borracha para isto)

1 colher (sobremesa) de cheiro-verde picado

1 pitada de sal

PREPARO

Deixe o palmito pupunha em água salgada por 5 minutos. Aqueça 1 litro de água até a fervura e coloque o palmito. Cozinhe por 3 minutos. Retire com escumadeira e reserve, mantendo a água aquecida.

Com o auxílio de uma faca, retire o fio das ervilhas a partir do talo,.

Na mesma água que cozinhou o palmito, e que deve estar fervendo, coloque as ervilhas. Deixe por 1 minuto. Retire e deixe escorrendo embaixo de água fria, até esfriar. Reserve.

Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e adicione o bacon. Deixe derreter um pouco de sua gordura e retire os pedaços. Junte a cebola, o alho e a pimenta.

Cozinhe por 4 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o tomate picado e deixe no fogo até o molho engrossar (cerca de 15 minutos). Ponha o cheiro-verde e tempere com sal e pimenta.

Com o auxílio de um aro, monte o prato com as ervilhas no lado e o palmito desfiado no meio. Regue com o molho e sirva imediatamente.

Uma entrada deliciosa. Com a excessão que seu prato principal seja massa, ela vai bem com qualquer outro.


Fonte: Oba Gastronomia,

Por: Orlando Balmel

Nenhum comentário:

Postar um comentário