segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Empresas "esquentavam" extração ilegal de palmito de reserva

As empresas detentoras das marcas “Palmito Pantaneiro” e “Tatá” estão sendo acusadas de participarem de um esquema para “esquentar” os negócios com palmito extraído clandestinamente de reservas indígenas da região Noroeste de Mato Grosso. Ao mesmo tempo, fugir do sistema de fiscalização – o que estaria colocando em risco a saúde dos consumidores desavisados. A denúncia foi feita pelo diretor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Joelson Figueiredo, da Regional de Juara.

Na quarta-feira, dia 3, com o auxílio da Polícia Militar do 21° Batalhão da Polícia Militar, ocorreu o fechamento de uma fábrica clandestina de instalada em uma residência do bairro Jardim São João, em Juara. Foram apreendidas na ocasião 44 caixas de palmito acondicionado em embalagens de 2 quilos cada e 31 caixas com vidros de 300 gramas, totalizando 465 vidros pequenos e 468 embalagens maiores, todos prontos para o consumo humano.

Junto com os produtos a Secretaria de Meio Ambiente apreendeu ainda várias embalagens e rótulos “Palmito Pantaneiro” e “Tatá”. Quatro pessoas foram detidas e admitiram a prática da atividade clandestina. O diretor da Sema disse ainda que as empresas que estão esquentando essa extração ilegal “são os maiores criminosos, tendo em vista que se não houvesse o aliciamento, não haveria os trabalhadores para extrair o produto na mata”.

Joelson explicou que as empresas detentoras das marcas usadas para dar legalidade ao esquema foram checadas e descobriu-se que tratam-se de empresas verdadeiras, licenciadas e cadastradas na SEMA. Joelson disse que os acusados confirmaram que os produtos seriam enviados para Cuiabá.

A Secretaria, porém, não fará vistoria in loco de onde eram retirados os palmitos. Figueiredo declarou que por se tratar de reserva indígena cabe apenas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e Polícia Federal fazerem as devidas averiguações. A Sema de Juara concluirá os relatórios e autuações e entregará a Policia Civil e Ministério Público as devidas vias, além de fazer a comunicação ao IBAMA e Polícia Federal a extração ilegal que está acontecendo em reserva indígena de nosso município.



Fonte: 24HorasNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário