sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lasanha de Palmito Pupunha com Amoras

Eu estava conversando com um amigo esses dias e ele me lembrou de uma receita que eu não fazia há tempos. Quando eu a preparei pela primeira vez, ele se pôs desconfiado, mas terminou por se deliciar na mistura de sabores. O preparo parece mais complicado do que realmente é, mas isso só porque eu dividi em etapas. Ao trabalho!

Ingredientes:
500g de massa para lasanha pré-cozida
500g de queijo maasdam fatiado ou ralado
1 vidro de palmito pupunha picado miúdo
½ xícara de queijo parmesão ralado
Para o béchamel:
4 dentes de alho cortados em cubos miúdos
2 colheres de sopa de manteiga
sal a gosto
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
noz moscada para ralar
½ xícara de queijo parmesão ralado
Para o chutney:
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sobremesa de curry em pó
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
½ xícara de água
500g de amoras
Para o bouquet garni:
1 vagem de cardamomo
4 grãos de pimenta do reino
1 ramo de louro
1 ramo de manjericão
1 ramo de hortelã
1 ramo de alecrim
1 pedaço de aipo
½ cebola

Preparo:
A melhor coisa é começar pelo chutney de amoras, pois é o cozimento mais longo. Refogue o alho e os temperos em pó no azeite. Junte as amoras, o bouquet garni e a água. Quando chegar à fervura, coloque na temperatura mais baixa e deixe cozinhar por pelo menos 45min ou até que as amoras se desmanchem e agreguem o tempero.
O molho béchamel é bastante rápido e simples de preparar. Como a sua base é o creme de leite, ele não pode ferver. Frite o alho na manteiga até dourar. Abaixe a intensidade do fogo e junte o creme de leite, o leite e a noz moscada, sempre mexendo. Quando estiver prestes a ferver, junte o parmesão, misture bem e desligue.
Em um refratário, coloque um pouco de béchamel, a massa sobre ele e mais molho. Daí, é só intercalar camadas de maasdam, chutney, béchamel, massa, béchamel, maasdam, palmito pupunha e béchamel – nessa ordem – cobrindo com um pouco de parmesão. Leve ao forno em temperatura alta por aproximadamente 30min ou até secar e dourar.
Dicas:
* O queijo maasdam tem um amargo bastante característico no seu sabor, mas caso não o encontre, pode ser substituído por qualquer outro da família, ou seja, guyère, ementhal, estepe etc.
* Ao utilizar a massa fresca, reduza a quantidade de leite pela metade, pois ela tem o seu cozimento separado. O tempo de forno é mais rápido também.
* Às vezes, o béchamel tradicional é muito pesado, então eu faço uma versão mais magra, substituindo o creme de leite por leite morno e adicionando uma colher de sobremesa de farinha de trigo. Nesta versão, é imprescindível o vigor na hora de mexer o molho durante todo o processo, para não empelotar.
* O curry em folhas é bastante raro aqui no Brasil, mas certamente é melhor que o curry em pó. Ao utilizá-lo, coloque o ramo no bouquet garni, ou refogue o ramo inteiro, diretamente no azeite, com o alho e os temperos em pó.
* Para servir, o truque é, depois de cortar a lasanha, voltar ao forno para uma leve tostada das bordas da massa. Usar as folhas do aipo como decoração cria um contraste de cores muito bonito.
* O bouquet garni, nesta receita, pode ser dividido em dois para facilitar a absorção de sabores: em uma parte com os ramos amarrados com barbante e, em outra, com a vagem de cardamomo (partida), a pimenta do reino (amassada só para romper a pele, sem desmontar), e a cebola embrulhadas em uma trouxinha.

Fonte: Macarrão Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário