sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Juquiá pretende ser a capital nacional do palmito pupunha

A segunda edição da Festa da Pupunha e Agronegócios de Juquiá fortaleceu o trabalho de valorização e incentivo à produção agrícola iniciado no município desde o ano passado e consolidou o evento como importante canal para o setor. O evento foi o maior já promovido na cidade, recebendo em quatro dias mais de 20 mil pessoas.

A primeira festa agropecuária na região e em todo Estado de São Paulo, voltada para o desenvolvimento e valorização da produção do palmito pupunha, movimentou o município de Juquiá no último final de semana, de 16 a 19 de setembro, em sua segunda edição. Criada no ano passado, a Festa da Pupunha e Agronegócios de Juquiá desta vez mostrou o sério trabalho que vem sendo realizado no município para fortalecer e incentivar a produção agrícola, consolidando o evento como importante canal para o setor. O evento foi o maior já promovido na cidade, recebendo em quatro dias mais de 20 mil pessoas.

De acordo com o departamento de agricultura e turismo da Prefeitura de Juquiá, responsável pela área de exposições, cursos e agronegócios da festa, este ano o evento apresentou diferencial, pela grandeza da festa e o profissionalismo presente. “Promovemos simultaneamente dois eventos, sendo a Festa da Pupunha com rodeio, praça de alimentação, shows, parque de diversão e tenda eletrônica (a maior da América Latina) e também uma Feira de Agronegócios, que promoveu palestras para os agricultores, inclusive com atividades em campo”, falou o diretor de agricultura Ilso Luiz dos Santos.

Durante os quatro dias os produtores receberam capacitações como, boas práticas na manipulação de alimento, palestra sobre olerícolas e palmito pupunha minimamente processados, aproveitamento dos produtos da agricultura familiar, manejo da lavoura de pupunha – nutrição, adubação, manejo de pragas e doenças, informações sobre o MEI – Micro Empreendedor Individua, aproveitamento de resíduos de palmito pupunha na alimentação animal e conferiram ainda casos de sucesso do programa Pró-leite.

Tudo começou a ser preparado desde o mês de maio, com reuniões internas, busca de expositores, negociações com o Sebrae – escritório de Registro. E o resultado não podia ser outro, a Feira foi um sucesso de público e de expositores. “Gostaria de agradecer a confiança e credibilidade que os produtores e expositores depositaram no departamento, sem os quais não seria possível a realização de palestras e nem da feira”, frisou o diretor.

O destaque este ano no setor agrícola da festa ficou para a “Roça Interativa”, que mostrou aos visitantes todo o ciclo de produção da Pupunha, desde o preparo do solo e plantio das sementes até o corte do produto. A Roça foi idealizada em parceria com os alunos do Curso Jovem Aprendiz, do SENAR. “Quero deixar o meu agradecimento a minha equipe Carlos Reitz, Genaldo Dias, José Henrique, Luis Martins, José Soares, José Flor, José Mesquita, Natacha Vieira, Flavia Godoi, dona Elsa Barbosa e os técnicos da CATI José Ivan e Manssur. Sem esta equipe e o apoio recebido do departamento de obras, através do Donizete Maranho e sua equipe, posso afirmar que o sucesso da feira não seria o mesmo”, falou Ilso ressaltando que esta edição da festa contou com as parcerias ainda da CATI, Apafarga, Coopafarga, Sebrae, Senar, Faesp e Sindicato Rural.

O prefeito Merce Hojeije destacou que a vocação agrícola do município de Juquiá precisa e será desenvolvida cada vez mais. A idéia e desenvolver ações, traçar projetos e conseguir recursos e incentivos para que o setor cresça cada vez mais. Como a cidade já é a maior produtora do Vale do Ribeira e uma das mais expressivas no Estado de São Paulo, na produção de Palmito Pupunha, nada melhor como alavancar a bandeira agrícola através de uma Festa como esta, e quem sabe, se tornar a Capital Nacional da Pupunha.

“Temos mercado, temos um clima propício, um solo abençoado por Deus, fértil e abundante. Possuímos ainda um povo trabalhador, criativo e que precisa apenas de incentivo financeiro e capacitação para enfrentar o mercado de trabalho. O poder público está cumprindo seu compromisso de oferecer ao trabalhador rural condições para produzir e vender e vamos fazer ainda muito mais. Essa festa veio fomentar, divulgar e valorizar essa nova cultura na região e em todo estado.

E queremos que esse setor se expanda cada dia mais e mostre a outras regiões que temos um infinito potencial”, disse o prefeito Merce Hojeije. Investir neste tipo de evento é uma forma de aproximar os elos da cadeia produtiva para criar oportunidade de negócios, gerando um ambiente favorável para comercialização dos produtos, seja in natura ou industrializados, informou a analista do Sebrae-SP, Cláudia Noemi Gervásio Bilche.

Além da pupunha, durante a Festa foram expostos os principais segmentos produtivos do Vale do Ribeira, como bananicultura, piscicultura, apicultura, plantas ornamentais, olerícolas (cultura de legumes, folhosas) e pecuária leiteira, cadeias apoiadas pelo Sebrae-SP.

Fonte: Portal Vale do Ribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário