quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cooperativa de produtores de palmito na Bahia ganha Prêmio Cooperativa do Ano 2010

Criada em 2004, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) se propõe a orientar técnica e financeiramente os agricultores familiares que cultivam palmito de pupunha. Hoje a cooperativa agrega 486 cooperados que produzem o palmito ecológico, chamado de Cultiverde, produto que é comercializado em grandes redes de varejo em todo o Brasil.

O trabalho da produção de palmito realizado nesta região da Bahia leva em conta a cadeia de sustentabilidade e prioriza o trabalho desenvolvido através da agricultura familiar. Os produtos Cultiverde contam com o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e com o Selo Estadual da Agricultura Familiar, na Bahia. A produção é feita segundo um modelo de alianças de cooperativas, que busca a inclusão social, geração de trabalho e renda digna para agricultores e suas famílias.

Nos últimos dois anos, para tornar o processo mais eficiente e adequá-los às necessidades do local, foram realizadas mudanças na área administrativa e no campo. Um dos destaques foi feita a intensificação da presença de técnicos agrícolas prestando consultoria direta aos cooperados.

O processo industrial tem certificados ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 22000 (Segurança Alimentar), além do selo de Orgânicos, Agricultura Familiar e Rainforest Alliance Certified, que auxilia o consumidor a identificar produtos agrícolas de origem responsável.

Na busca de se trabalhar com responsabilidade, a Coopalm chamou a atenção e conquistou o reconhecimento com o Prêmio Cooperativa do Ano 2010, na categoria “Gestão para a Qualidade”. A premiação tem o objetivo de reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência, e torná-las referências para o setor. Foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas.

O prêmio está em sua sétima edição e é realizado anualmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo. Além da “Gestão para a Qualidade”, a premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias nas categorias “Educação cooperativista” e “Desenvolvimento Sustentável”.

Fonte: Eco Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário