terça-feira, 22 de setembro de 2009

Festa consolida importância da produção da Pupunha no Vale do Ribeira

Juquiá é o maior produtor da região e um dos maiores do Estado de São Paulo. Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento nos quatro dias da I Festa da Pupunha e Agroshow.
A primeira festa agropecuária em todo Estado de São Paulo, voltada para o desenvolvimento, valorização e incentivo da produção da pupunha, movimentou o município de Juquiá no último final de semana, de 10 a 13 de setembro. De acordo com a organização do evento, já era mais que merecido o reconhecimento do município pelo grande potencial na produção de palmito pupunha, a maior do Vale do Ribeira e que atualmente apresenta significativa parcela em todo Estado de São Paulo.
Com tamanho sucesso, a I Festa da Pupunha e Agroshow de Juquiá já parece ter consolidado o evento como permanente na região. Em quatro dias, passaram pelo recinto da Festa cerca de 15 mil pessoas, sendo que a maior concentração de público ocorreu no sábado, dia 12, quando houve apresentação da dupla sertaneja Edson & Hudson, que se despediram dos fãs do Vale do Ribeira no show em Juquiá, já que os cantores cumprem uma agenda antes da separação da dupla, anunciada a partir do ano que vem. Desde a abertura, na quinta-feira, dia 10, o evento recebeu ainda, além do grande público, presença de muitas autoridades locais, regionais e estaduais. Prestigiaram a festa e vieram conferir a iniciativa de realizar no Vale do Ribeira pela primeira vez um evento voltado ao incentivo à produção do palmito pupunha, os prefeitos de Cajati, Luiz Koga, Sete Barras, Nilce Miashiyta, Barra do Turvo, Rosângela Rosário e Miracatu, Déa Moreira.
Estiveram ainda em Juquiá a deputada estadual Patrícia Lima, o coordenador político do deputado Campos Machado, Madureira e o ex-prefeito de Guararema, André Luiz do Prado. O deputado Samuel Moreira também esteve presente e participou da solenidade de encerramento da Festa, no domingo, dia 13, destacando a importância do espaço dado a cultura da pupunha, que só vem crescendo na região e pode ser uma forte alternativa para alavancar ainda mais o setor agrícola, principalmente no que diz respeito ao apoio ao pequeno produtor.
Outra grande atração da festa, além da programação musical, exposições e rodeio, foi a culinária. A barraca do Fundo Social e Departamento Social prepararam receitas deliciosas que deixaram o público com água na boca. A pupunha assada, o risoto de pupunha, a torta e o bolinho de pupunha foram um dos mais degustados, além do risóles e pizza de pupunha e da porção de pupunha em conserva. “Nossa equipe trabalhou muito desde o aprendizado das receitas até a preparação dos pratos para que o público pudesse conferir as delícias que podem ser feitas a base de pupunha, que infelizmente não é muito comum no cardápio do nosso dia-a-dia. Nossa intenção foi justamente mostrar as diversas formas de inserir a pupunha em pratos já conhecidos”, disse a primeira-dama do Fundo Social Ana Emília Hojeije. De acordo ainda com a diretora do Departamento Social, Cida Cavalcanti, toda a renda da barraca será revertida a ações sociais do município. “Quem experimentou nossos pratos deu também exemplo de solidariedade, que será transformada em benefícios e ajuda aos mais necessitados”, ressaltou Cida Cavalcanti. O evento contou ainda com objetivo educacional e profissionalizante. Durante o período da tarde, os produtores rurais puderam participar de vários cursos como “Cultura e Manejo da Banana”, “Programa Cati/Leite”, “Cultura e manejo da Pupunha”, “Como se produzir Inhame e Gengibre”, “Pontos básicos e importantes para se iniciar a Apicultura e Manejo da Pupunha”, todos organizados pela Casa da Agricultura. As exposições da cadeia produtiva do Vale do Ribeira também tiveram espaço na Festa. Cerca de quinze estandes contaram com exposições de banana, peixe, mel, artesanato, flores ornamentais, hortifrutis, entre outros. Participaram a APAFARGA, Sindicato Rural de Juquiá, SAMPI, Agroipê, Abaju, Associações de Bairros, APIVALE, Fazenda Luana, Artesanato Rosa, SENAR, CATI, Palmito in natura Natanael, Palmito Floresta, Casa da Agricultura e Yamaha.
O prefeito de Juquiá, Merce Hojeije, em seu discurso de encerramento agradeceu a todos que direta ou indiretamente contribuíram e trabalharam para que a festa se tornasse realidade, em especial a Ângela Gonçalves de Carvalho, presidente da “Comitiva Nóis Trupica Mais Num Cai”, que não mediu esforços, empenho e dedicação para que o evento chegasse ao resultado esperado. “Essa festa foi um exemplo de como a união de forças é capaz de transformar situações difíceis e adversas em resultados muito positivos. Tivemos aqui durante todos esses dias, desde a organização a soma de trabalho de muitas pessoas e por isso o evento foi esse sucesso. Foi o primeiro, e como todo início teremos muitas coisas a melhorar. Mas tenho certeza que foi uma experiência muita rica para todos nós, para que nas próximas edições só possamos trazer uma festa ainda melhor para a população e firmar o evento como um dos maiores do Vale do Ribeira”, declarou o prefeito Merce Hojeije. As fotos do evento podem ser conferidas através dos sites: www.juquia.sp.gov.br e www.omelhordoribeira.com.br.

Fonte: http://camiloaparecido.blog.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário