quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Autoridades Nigerianas visitam Juquiá e conhecem técnicas de produção agrícola

O grupo de sete africanos do estado de Ekiti, na Nigéria, acompanhados do prefeito de Juquiá, Merce Hojeije, percorreram o município e conheceram um pouco mais sobre as produções de palmito pupunha e piscicultura.
Uma comitiva de autoridades nigerianas estiveram em Juquiá no último sábado, 5, para conhecer técnicas de produção agrícola, principalmente no que diz respeito às culturas da pupunha e piscicultura.
Recepcionados pelo prefeito Merce Hojeije na Câmara Municipal, compunham o grupo, o governador do estado de Ekiti, na Nigéria, Olusegun Oni, o senador Ayodele Arise, o Ministro e Professor Babalola Borishade e os deputados Elder Peter Ajami e Ajewole Edward.
Acompanharam a comitiva ainda, os assessores Femi Ajami e Ayodele Ebsneser Ajami, o policial federal da Nigéria, Akibato Olasoj e o representante da Embaixada Nigeriana no Brasil, Ifeanyi Njoku.
Participaram da solenidade na Câmara, a primeira-dama Ana Emília Hojeije, funcionários e diretores da prefeitura municipal, vereadores e público em geral. O deputado estadual Samuel Moreira foi representado pelo chefe de gabinete Washinton Luiz Reis, que também prestigiou a visita das autoridades nigerianas. Durante discurso o prefeito Merce Hojeije agradeceu a todos os nigerianos, em especial ao governador do estado de Ekiti, pela visita ao município, lembrando que é de grande valia e interesse da administração pública estreitar relações comerciais com a Nigéria.
“Estamos felizes e acima de tudo honrados com a presença de tantas autoridades nigerianas em nossa cidade. Esperamos que a estada aqui em Juquiá seja proveitosa a todos e que renda bons frutos futuramente, nos tornando um potencial parceiro nos investimentos agrícolas que a Nigéria está pretendendo iniciar”, falou o prefeito Merce. O governador de Ekiti, Olusegun Oni, se mostrou encantado com o país e com a receptividade em Juquiá e destacou ainda a importância de se formar uma parceria para intercâmbio cultural entre jovens dos dois países. Num clima descontraído, típico e comum entre os dois povos, o governador ainda brincou que torceria para o time brasileiro na partida que aconteceria na noite de sábado, entre Brasil e Argentina, declaração que, obviamente, foi amplamente aplaudida pelo público na Câmara.
Após a recepção na Câmara Municipal, o grupo foi homenageado com uma apresentação da comunidade Quilombola do Morro Seco e logo depois participaram de um almoço na sede da empresa Floresta, onde as autoridades Nigerianas puderam comprovar o delicioso sabor da culinária feita a partir do palmito pupunha. Em seguida, conheceram as instalações da fábrica e equipamentos necessários para o processamento do palmito em conserva. “O clima e solo na Nigéria são muito semelhantes ao dessa região, o que nos proporciona condições favoráveis para iniciarmos a produção dessas culturas”, disse o governador nigeriano, Olusegun Oni. O prefeito Merce Hojeije acompanhou a comitiva da Nigéria ainda em uma visita a uma propriedade de piscicultura na fazenda Santana. Depois de conhecerem todo o processo de criação, alimentação e abate de peixes, a comitiva seguiu de volta a São Paulo, de onde embarcariam para a Nigéria na noite de domingo.
Em agradecimento à vinda à Juquiá, o prefeito Merce e a primeira-dama Ana Emília, presentearam a comitiva com duas cestas de produtos típicos do Vale do Ribeira. “Essa visita só vem firmar o município de Juquiá como um dos grandes produtores rurais do Vale do Ribeira e até mesmo do país. A qualidade de nossa agricultura já vem chamando a atenção de diversos grupos estrangeiros. Queremos incentivar a aplicação de recursos no desenvolvimento de nossa agricultura e na concretização de parcerias comerciais dessa natureza”, falou o prefeito Merce Hojeije.

Fonte: Diário de Iguape

Nenhum comentário:

Postar um comentário