quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fruto da Pupunha

A Pupunha é o fruto da pupunheira, uma planta que pode crescer até 20 m e também é originária das florestas tropicais do continente americano. É muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação.
Os frutos são freqüentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestíveis. Contudo eles também podem ser matéria prima para a fabricação de compotas e geléias.

Detalhe do fruto da Pupunha.
Existe uma grande variedade de aves, que se alimentam da pupunheira silvestre, principalmente as araras, os papagaios e os periquitos, os quais ocasionalmente podem ser espécies endêmicas com risco de extinção.
No Brasil, essa planta é uma solução viável para a industria palmiteira porque apresenta características agronômicas adequadas para a substituição com vantagens de outras palmeiras nativas como o açaí e a juçara, que são exploradas de forma extrativista e predatória e por isso apresentam restrições legais e risco de extinção. A cada corte do pé do palmito pupunha, cresce cerca de dois a seis brotos prodututivos, encurtando o processo de produção.
O mercado interno brasileiro de palmito é cerca de cinco vezes maior do que o externo, que apresenta uma demanda crescente desse produto cada vez mais utilizado na culinária internacional.

Composição por 100 g de polpa (mesocarpo):
164 calorias,
2,5 g de proteínas,
28 mg de cálcio,
31 mg de fósforo,
3,3 mg de ferro,
1.500 mmg de pró-vitamina A, caroteno
0,06 mg de vitamina B1
34 mg de vitamina C.

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Unknown disse...

Saudações!
Que Post Excelente!
É muito saborosa a pupunha, por sinal uma de minhas frutas prediletas no café da manhã!
Aqui na região existem centenas de famílias que sobrevivem de vendas de pupunhas, afora outras que produzem guloseimas tantas!
Parabéns pelo seu belo texto!
Abraços,
LISON.

Postar um comentário