quarta-feira, 24 de junho de 2009

Como preparar mudas de Pupunha

O primeiro passo a ser seguido é a colheita dos frutos maduros (coloração avermelhada ou amarelada), nos meses de janeiro a abril; após a colheita, é feito o despolpamento do fruto, retirando-se a semente manualmente. Após a extração, as sementes de pupunha são postas de molho em água por 48 horas, com troca diária da água, a fim de facilitar a retirada do resto da polpa que fica aderida às mesmas. Em seguida, as sementes são limpas em água corrente e tratadas com uma solução de hipoclorito de sódio a 1% ou água sanitária a 50%, durante um período de 15 minutos.

Após o tratamento, as sementes de pupunha são secas à sombra por um período de 24 horas e colocadas para germinar. Importante salientar que quanto mais rápido esse processo, desde a colheita dos frutos até a colocação das sementes no germinador, menor será a perda dessas sementes, pois a falta de umidade nelas, abaixo de 38%, acarreta acentuada queda da viabilidade e vigor das sementes de pupunha.

Semeadura, germinação, repicagem e seleção no germinador

A semeadura é feita em germinadores, construídos sobre o solo (permeável), ou suspensos a uma altura de um metro do solo. Utilizam-se tábuas ou similares nas seguintes dimensões:

. 20 cm de altura nas laterais;
. 1 m de largura;
. comprimento variável de acordo com a quantidade de sementes.

O germinador é composto por um substrato contendo a seguinte mistura: 50% de areia grossa + 50% de pó de serra curtido; nessa mistura deve ser feito um tratamento à base de brometo de metila, a fim de isentar insetos, fungos e nematóides que porventura se apresentem no substrato. Após concluída essa etapa do expurgo, é feita a colocação das sementes de pupunha no germinador.

A semeadura é feita em sulcos espaçados em 5 cm e as sementes de pupunha espaçadas em 2 cm de comprimento, respectiva-mente, dentro do sulco.

A posição das sementes dentro do sulco deve ser horizontal; elas são recobertas com 1 a 2 cm de altura com o substrato sugerido.

O germinador deve ser coberto com uma tela de sombrite a 50% de luminosidade, inclusive nas laterais, a fim de propiciar o controle de insetos e, também, possibilitar que o substrato fique com umidade adequada para a germinação das sementes de pupunha.

A irrigação do germinador é feita periodicamente, tendo-se cuidado de não irrigar em demasia. O excesso de água propicia o aparecimento de fungos e apodrecimento das sementes.

As sementes de pupunha levam em média 50 a 110 dias para germinarem. A porcentagem de germinação é, em média, de 60 a 80 por cento.

O transplante (repicagem) das plântulas recém-germinadas é feito quando a parte aérea atinge cerca de 1 a 3 cm de altura; nesse estágio ("ponta de agulha"), as plântulas ainda não abriram suas folhas. Essa operação é feita com o germinador úmido, porque facilita a retirada da plântula sem destacar a semente; caso isto ocorra, acarretará a morte da plântula.

Nessa fase, também realiza-se a operação de seleção, o que possibilita a verificação de plântulas defeituosas, plântulas do palmito pupunha com espinhos e plântulas do palmito pupunha sem espinhos. Sugere-se, também, a eliminação de plântulas defeituosas e a separação de plântulas do palmito pupunha com espinhos das plântulas do palmito pupunha sem espinhos nos viveiros de mudas.

Após o transplante (repicagem), fazer a colocação das plântulas nas sacolas de polietileno, as quais devem ter as seguintes dimensões: 20 cm de diâmetro por 25 cm de comprimento e 0,20 mm de espessura.

Utiliza-se, para o enchimento das sacolas de polietileno, o substrato para a formação de mudas.

Após o plantio das plântulas nas sacolas de polietileno, realizar a irrigação sem encharcar as mudinhas e repetir a irrigação de acordo com a necessidade, sempre deixando umidade suficiente para o desenvolvimento das mudas.

Viveiro de mudas e transplante definitivo

O viveiro é construído em local de fácil acesso e com disponibilidade de água.

Deve-se fazer uma limpeza na área, eliminando-se as ervas daninhas. O local para construção do viveiro deve ter boa drenagem para evitar encharcamento e, conseqüen-temente, poças de água entre os sulcos de mudas.

Inicialmente o viveiro será construído com 50% de sombra. Como exemplos de coberturas, temos: folhas de palmeiras, bambu, sombrite, etc. A cobertura do viveiro deve ser paulatinamente eliminada, para que a muda vá se adaptando às condições normais de campo (pleno sol). Aconselha-se a retirada total do sombreamento, dois meses antes do plantio no campo. Nessa fase, as mudas são extremamente suscetíveis à falta de água, devendo ser irrigadas, no mínimo, duas vezes ao dia, em períodos quentes do ano.

O plantio definitivo para o campo é feito quando as mudas atingem em torno de 30 a 35 cm de altura e com 5 a 6 folhas definitivas.

Fonte: http://www.cati.sp.gov.br/novacati/intranet/Tecnologias/culturas/pupunha.html
Texto de Luís Gustavo de Souza Ferreira

17 comentários:

ecoblog disse...

O mais dificil eu ja tenho que são as sementes agora com essas orientações e so efetuar o plantio como acabei de ler r aguadar a jerminação das plantinhas Celso N Wendt Corbelia PR

Fernando disse...

Bom trabalho,apenas uma dúvida se devo usar sempre o mesmo substrato para todas as fases até o plantio definitivo ou tenho que usar um sbstrato mais rico em nutrientes.Eu já tenho 3.ooo pés plantado ha mais de 10 anos em plena produção de palmito e deixei alguns pés para produção de sementes, pois quero aumentar a area plantada, pois esta cultura se deu muito bem na minha região de Descalvado - SP que está a uma altitude de 679 m.Grato

Unknown disse...

Onde posso conseguir sementes de pupunha?

Relativa disse...

onde conseguir as sementes e os substratos ?

Unknown disse...

estou pensando em produzir mudas de pupunha para o mercado, e gostaria de mais informações como, consigo venda facil? quanto custa em média uma muda? como saber se sera com ou sem espinho?

Unknown disse...

estou pensando em produzir mudas de pupunha para o mercado, e gostaria de mais informações como, consigo venda facil? quanto custa em média uma muda? como saber se sera com ou sem espinho?

Unknown disse...

estou pensando em produzir mudas de pupunha para o mercado, e gostaria de mais informações como, consigo venda facil? quanto custa em média uma muda? como saber se sera com ou sem espinho?

Unknown disse...

meu nome e marcelo sabbag,1-pretendo plantar 10hq de palmito,gostaria de saber onde conseguir boa semente,2- qual seria mais ou menos a rentabilidade eu plantado e beneficiando em uma industria na fazenda, pacific2015@bol.com.br

Unknown disse...

Qual o melhor espaçamento para plantio?

Unknown disse...

Gostei ótima orientação

Unknown disse...

Quero comprar semente .alguem que vende?

Unknown disse...

Os frutos são comestíveis e é muito utilizado Aqui em Belém. Quem quiser sementes é só ir ao Ver o Peso em Belém e poderá levar a quantidade Que quiser.

Unknown disse...

Bora plantar pupunha meu povo :)

Unknown disse...

eu queria uma tecnica para elas darem baixinhas,pois aqui ela começam a dar frutos com uns 6 mts

Unknown disse...

Quero saber se eu tira do tronco da pupunheira aqueles filhos presta pra plantar

Unknown disse...

Aqui no Para está no tempo da colheita. Tem muita pupunha.

Unknown disse...

Olá gente. A semente de pupunha ela ainda germina após fervida?

Postar um comentário