segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jantar casual: espaguete de pupunha com vegetais e bresaola

Espaguete de pupunha com pontas de aspargos, brócolis, bresaola e ricota de búfala. Parece chique, né? Tipo de prato para servir no jantar para amigos e impressionar: é novo, moderno, com o brasileiríssimo pupunha, bem estilo Alex Atala, saboroso e… leva menos de 5 minutos de preparo.

Então, anota a receita:

Ingredientes (para 2 pessoas)

1 pacote de pupunha em fios (no supermercado, já vem pronto, cortado em fios, congelado, da marca São Cassiano)
1 maço de brócoli pequeno
100 gramas de ricota de búfala
6 aspargos (usar apenas as pontas e descartar a base)
10 fatias finas de bresaola

Modo de fazer

1- Primeiro, corte a base do maço de brócoli e descarte, depois separe-os em partes pequenas, mantendo as flores inteiras. Em seguida, você deve “branquear” o brócoli, ou seja, passe-o por 3 minutos em água fervente. Depois, retire-o e coloque em água gelada. Isso vai cozinhá-lo, mas manter sua cor bem verde
2- Cozinhe então o pupunha em água fervente com sal, como você faria com o macarrão. Ele deve ficar em água fervente por cerca de 4 minutos, mas experimente para saber se está no ponto correto.
3- Em azeite, refogue rapidamente (2 minutos) as pontas de aspargos e o brócoli. Tempere com sal.
4- Monte o prato da seguinte maneira: coloque em um prato fundo o espaguete, por cima dele, esfarele em pedaços grandes a ricota. Também rasgue de maneira bem rústica a bresaola. Misture tudo com as mãos. Coloque então por cima o refogado de brócolis e aspargos, arrumando o prato de maneira a ficar misturado e uniforme.
5- Finalize com uma pitada de sal, pimenta e um fio de azeite.

Se quiser um prato vegetariano, é só tirar a bresaola da receita. E, qualquer que seja a versão escolhida, nesses dias quentes, fica ótimo com uma taça de vinho rosé.


Fonte: Comidinhas
Autor: Alessandra Blanco

2 comentários:

Unknown disse...

Essa Pupunha que o Alex Atala usa da São Cassiano é realmente uma delicia!

eu odiei! disse...

Adorei essa receita!vou testar!outro dia fiz com a que estava na caixa da embalagem(já virei freguesa!), ficou ma delicia!sucesso absoluto!Eu ate falei para meu marido que no domingo farei a pizza com os fiozinhos de palmito que eu vi na caixinha tambem!! fiquei com agua na boca!!! vc viu? vc tem essa receita?
um beijo e obrigada! Amo palmito de pupunha! Adorei esse blog!

Postar um comentário