
MANAUS – O mês de janeiro é de safra da pupunha. O fruto amazônico, rico em nutrientes. O ápice da colheita é em fevereiro, mas é ainda no mês de janeiro que o fruto começa a ocupar mais espaços nas feiras de Manaus.
A pupunha é fruto de uma palmeira de florestas tropicais. No Amazonas, dois mil e setecentos produtores estão espalhados pelo Estado. De acordo com o último dado levantado pela Secretaria de Produção Rural (Sepror), em 2008, o cultivo foi de cinco milhões de cachos, em três mil hectares de terras cultiváveis.
Segundo a especialista em tecnologia dos alimentos e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Jerusa Andrade, as propriedades da pupunha contêm grande quantidade de carboidratos que liberam energia para o corpo.
- A pupunha possui vitamina A, que é boa para visão e pele e tem também fibras que ajudam no funcionamento do intestino, disse a pesquisadora.
Os produtos mais comuns, extraídos da pupunha, são: o óleo e a farinha. A partir do gosto que vem da floresta é possível fazer bolos, patês, biscoitos, cuscuz, pudins, e muito mais. Basta deixar em alta, a imaginação gastronômica.
Fonte: Portal Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário