sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pupunha - O Palmito Ecológico

O Palmito da Pupunha ou Pupunheira, vem se consolidando como um agronegócio extremamente viável sob os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A Pupunheira é nativa da América Latina. No Brasil é cultivada em São Paulo, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Bahia e outros estados brasileiros.
O Palmito da Pupunha tem uma característica única entre os demais, ele não escurece após o corte, podendo ser consumido da maneira tradicional em conserva, como também In Natura ou Minimamente Processado e Resfriado.
A Pupunheira foi distribuída pelos Ameríndios no período pré-colombiano, desde seu provável centro de origem e domesticação no sudoeste da Amazônia. O cultivo da Pupunheira para o Palmito no Brasil teve maior expansão a partir da década de 80 através dos resultados das pesquisas, principalmente das raças com germoplasma com alta taxa de plantas sem espinhos, de Instituições Brasileiras, tais como INPA(Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia).

Da Pupunha aproveita-se tudo!
Os frutos, ricos em vitamina A e em amido(carboidratos), podendo ser consumido ao natural, cozido em água ou fermentado na água para refresco. Deles ainda pode-se obter o vinho, vinagre, manteiga, azeite, além de excelente farinha para consumo ao natural ou o preparo de mingaus, bolos ou outros pratos.
Da polpa dos frutos(mesocarpo), preparam-se os picles. As folhas, o tronco, inclusive os frutos, são usados na ração animal. Do tronco pode-se extrair a celulose. Sua madeira também é aproveitada por ser de grande resistência e elasticidade. A parte apical, de onde se extrai o palmito é macia e de sabor suave. Chama-se Palmito a parte cilíndrica, localizada na parte superior da estipe, representada pelo conjunto de bainhas das folhas, em cujo centro se encontra a parte comestível.

Por ser o Palmito um alimento nobre e muito apreciado, transformou o BRASIL no maior exportador, sendo responsável por cerca de 95% do Palmito consumido no mundo. No entanto, devido ao extrativismo desenfreado das espécies nativas de palmito Juçara e Açai, que são muitas vezes retiradas das florestas de forma clandestina, foi criada uma Legislação no sentido de proibir a prática. Em função da quase extinção do Palmito Juçara, originário da Mata Atlântica e do Palmito Açai, originário da Mata Amazônia, o BRAZIL buscou uma alternativa ambientalmente correta e economicamente viável que atendesse esse filão que cresce continuamente, com muito incentivo e programas de cultivo ao Pupunha, gerando mais empregos e cuidando do Planeta Terra.

Como Comprar o Palmito Pupunha:
O Palmito Pupunha fresco pode ser encontrado em feiras, em mercados e supermercados. Escolha aqueles com diâmetro mais fino, pois são mais macios e doces. Apolpa central deve estar macia, apresentar cor uniforme e aroma suave. O fresco deve ser limpo e cozido no mesmo dia da compra e armazenado na geladeira por um dia ou congelado até 2 meses.

O Palmito Pupunha pode ser encontrado em conserva, como o palmito tradicional. Dê preferência aos envasados em vidros e, da mesma maneira que o fresco, aos de menores diâmetros. Depois de aberto deve ser mantido na embalagem com o líquido, armazenar na geladeira e consumir no máximo em 3 dias.

Como Usar:
A forma mais comum é cozinhar o Palmito Pupunha em água e sal, até ficar macio. Em seguida pode ser armazenado em forma de conserva.
Use o Palmito Pupunha In Natura em saladas ou como ingredientes de sopas, cremes, recheios e refogados. Para assar, embrulhe o Palmito Pupunha em papel alumínio e leve ao fôrno médio, pré aquecido, até que a polpa fique macia.
Sirva com manteiga temperada, molhos ou com azeite de oliva e sal.

Petisco de Palmito Pupunha :

Coloque o Palmito Pupunha em conserva em um prato;
Tempere com azeite de oliva e sal;
Enfeite com cebolas, cheiro verde e pimenta biquinho.
Bom Apetite!!!

Fonte: Pecados da Mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário