sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gostosuras exóticas made in Amazônia

Que a Amazônia é bela, encantadora e praticamente um templo da natureza com sua fauna e flora diversificadas, todos já sabem.

Mas o que muitos desconhecem é que o estado que possui a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, surpreende quando o assunto é gastronomia.

Exótica e com fortes influências indígenas, a culinária amazônica é uma referência em relação ao pescado e ao fruto. Açai, cupuaçu, pupunha e castanha do Pará são alguns dos ingredientes provenientes do local, além do peixe tambaqui e do tucupi, tempero de cor amarela extraido da raiz da mandioca brava.

Desbravando os mistérios gastronômicos da região, o Paludo Gourmet, localizado em São Francisco, Niterói, lançou na última terça-feira (6) um festival dedicado aos prazeres do estado. No cardápio, deliciosas surpresas preparadas pelas chefs e sócias Silvia e Rosângela Paludo, que não pouparam esforços para pesquisar, estudar e preparar um verdadeiro show gastronômico.

Um dos ingredientes especiais do festival é a pupunha, servida em forma de mousse ao ceviche de camarão. As opções de pratos principais apresentam uma grande diversidade, variando desde a costela de tambaqui ao gel de mandioquinha, que é servido com talharim de pupunha e ervas, até o magret no tucupi ao leve toque de cupuaçu, servido com ratatouilli de pupunha e legumes.

Os clientes também podem se deliciar com os sabores inusitados ao paladar carioca, com pratos como medalhão de javali em crosta de pimenta sobre cruxá, servido com risoto de pupunha e ervas, pintado assado ao curry thai com lasanha de pupunha e cogumelos, e rolê de jacaré servido com canelone de pupunha, recheado de aspargos frescos ao coulis de tomate.

Vale também o destaque para os exóticos polvo a vinagrete, servido com torrada de grãos ao azeite de cuxá, siri na casquinha de tapioca sobre banana da terra grelhada e vieiras no azeiteno azeite de ervas ao creme de limão Siciliano.

Para completar a “viagem gastronômica”, nada melhor do que uma deliciosa sobremesa: cheescake de cupuaçu e o bolinho de castanha do Pará servido com açai e granola.

Fonte: O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário