terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Palmito ganha embalagem de papel para durar mais

Revestimento comestível

Uma nova tecnologia de embalagem está prestes a beneficiar tanto consumidores quanto produtores de palmito pupunha: a embalagem de vidro será substituída por um caixa feita de papel cartão.

Diferente do armazenamento em recipiente de vidro, o palmito é banhado em uma solução filmogênica, que cria uma película que protege o alimento. Esse revestimento é comestível e não altera aparência e sabor do produto.

A substância química, que substitui a salmoura nos potes de vidro, aumenta o tempo de vida do palmito de seis para 22 dias.

Tecnologia brasileira

A técnica foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), do Rio de Janeiro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já estudava melhorias para as condições do produto.

A embalagem foi concebida com uma variedade de papel cartão. O interior é revestido de verniz e a parte externa de filme plástico, que impedem a absorção de umidade.

"Escolhemos o cartão para produzir a embalagem por facilitar o transporte do produto, além de ser economicamente mais viável. Apesar de o vidro ser muito utilizado, o material é pesado e torna o frete mais caro para o produtor", diz o pesquisado da Divisão de Desenho Industrial do INT, Luiz Carlos Mota.

Novos mercados para o palmito

Segundo o INT, o objetivo do projeto é fazer com que o produto chegue a mais mercados. Com mais oferta e demanda, o preço do palmito pupunha pode reduzir. "A intenção é transferir tecnologia para que os próprios produtores desenvolvam as embalagens", afirmou Mota.

O novo prazo de validade possibilitará também a ampliação do mercado de exportação do alimento.

Embalagens para alimentos

Este ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investirá R$ 7,5 milhões para que o INT desenvolva embalagens para outros alimentos, como o caqui, a manga, o mamão e outras variedades de palmito.

Nos primeiros testes com o caqui, fruto que é colhido em apenas quatro meses do ano, o prazo de validade para consumo dobrou.

Fonte: Diário da Saúde

5 comentários:

ADENES LUDGERO disse...

Bom dia , O PUPUNHA em sacolas PLASTICA À VACO PARA CONSUMO ATÉ 15 DIAS , PODE SER ??? FICA MAIS EM CONTA . AGUARDO COM ANSIEDADE AS RESPOSTAS . OBRIGADO . E-mail adenes.ludgero@gmail.com (27) 999.30.33.77

ADENES LUDGERO disse...

ACÊRTO "" O COMENTÁRIO ACIMA E PARA PUPUNHA , BANHADO NA SOLUÇÃO FILMOGÊNICA ."" . grato

Unknown disse...

Preciso de mais informações,pois vou lançar pupunha em natura no mercado.

Unknown disse...

Se puder me responder no (44) 991015557

Joisy disse...

Há dias procuro embalagem de papel cartão para palmito Pupunha "in natura". Onde comprá-las
Favor responder no Whatsapp 13997390071

Postar um comentário