domingo, 30 de agosto de 2009

Sabor da Serra - Palmito Pupunha em Conserva


Para aqueles que querem iniciar a comercialização ou consumo do Palmito Pupunha em conserva, vai mais uma dica: A Sabor da Serra industrializa o Palmito Pupuha cultivado, ou seja, toda a matéria prima provém de plantações aprovadas pelo IBAMA. Possuem potes grande e pequenos de cortes em toletes, rodelas, picado e picado especial, sempre obedecendo o mesmo padrão de qualidade. Visite a Sabor da Serra - Palmito Pupunha em Conservas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Silva Jardim realiza terceira edição da Festa da Pupunha


A realização de um Congresso do Palmito Pupunha, com palestras direcionadas ao produtor rural;a fundação de uma associação de produtores de palmito; oficinas de gastronomia e concurso de receitas; degustação de pratos feitos a base de pupunha ; apresentação de balé infantil; exposição fotográfica e a apresentação de um grupo de chorinho, foram os principais destaques da III Festa da Pupunha de Silva Jardim , realizada no dia 04/07 no município.
A programação da Festa da Pupunha desenvolveu-se por todo o dia 04/07, com a realização no Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça, do Congresso do Cultivo do Palmito Pupunha e seus derivados, que contou com a participação do prefeito Marcello Zelão, do vice Fernando Augusto, dos secretários municipais Wander Lemos (Turismo, Indústria e Comércio), Ronaldo Pone (Planejamento) e Rafael Badia (Agricultura), do vereador Jonas Moares (representando a Câmara Municipal) e do presidente do Sindicato Rural de Silva Jardim, Amaro Viana, além de produtores rurais e membros da comunidade local. Durante o Congresso foram realizadas palestras proferidas por Gerorgino Ventuari,Cecília Freitas,Antônio Vairo,Marcelo Barbosa e Bruno Temer.
Durante o congresso, 12 produtores de palmito fundaram a Associação dos Produtores de Palmito da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, que tem como presidente Paulo César Vergara, ficando a vice-Presidência com o produtor Paulo Márcio Canongia. O 1º Secretário é o engenheiro-agrônomo Marcelo Barbosa, tendo a ambientalista Maria Inês como 2ª Secretária; enquanto o engenheiro-agrônomo Antônio Carlos Vairo dos Santos é o 1º Tesoureiro, e, Lies Abib, o 2º.
Na parte da tarde, ainda no Ginásio Jorge Mendonça, o Chef francês Harold Lethiais, diretor de ensino da Abaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia) e professor da Unirio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma oficina de gastronomia mostrando a utilização da pupunha na preparação de diversos pratos. Após a oficina, foi realizada a cerimônia de premiação do concurso interno realizado pelos alunos do curso de Gastronomia da Unirio com receitas a base de pupunha.
A vencedora do concurso, com o prato Estofado de Pupunha e Lingüiça com Salada Mediterrânea, foi a aluna Flávia Regina Rodrigues Machado, que recebeu das mãos do prefeito Marcello Zelão um cheque simbólico no valor de mil capivaris (equivalente a quantia de mil reais). A segunda colocada , com a receita Sushi de Pupunha e Camarão da Malásia ao Molho Oriental, foi a aluna Anna Carolyna Goulart Vieira, que recebeu das mãos de Wander Lemos um cheque simbólico de 600 capivaris (equivalente a 600 reais). A aluna Giulia Dantas Viana, com a receita Risoto de Pupunha com Camarão, ficou em terceiro lugar, e recebeu das mãos de Rafael Badia o cheque simbólico de 400 capivaris (equivalente a 400 reais).
A noite, na Praça Amaral Peixoto, um restaurante foi montado para que a população local e visitantes pudessem degustar pratos feitos a base do palmito de pupunha. Ainda no interior da Praça, foram montados estandes com artesanato local, produtos da agroindústria do município (doces, cachaça, palmitos em conserva e in natura). A Secretaria Municipal de Agricultura também montou um estande, destacando a produção de mudas e o cultivo da pupunha. Estiveram no local o desembargador Cairo Italo França David, o deputado federal Chico D'ângelo (PT) e os prefeitos Antônio Marcos (Casimiro de Abreu) e Carlos Pereira (Tanguá).
No palco principal, no centro da Praça,aconteceu uma apresentação de balé clássico e jazz, da Companhia de Balé Iracema de Amorim Saldanha, da Sociedade Musical Honório Coelho e um show de chorinho com Flávio Oliveira e Grupo. Em frente ao prédio da Prefeitura, foi montada uma exposição de fotografias de Marco Velasquez, retratando a beleza das cores da agricultura da pupunha e o brilho do trabalhador rural. Parte da mostra ficará exposta na agência do Banco do Brasil de Silva Jardim.
A Secretaria Municipal de Turismo,Indústria e Comércio pretende fazer do evento o carro chefe das festas da cidade : “Para o ano que vem temos a idéia de realizar a Festa da Pupunha em três dias, pois queremos transformar o evento num produto turístico de Silva Jardim”, disse Wander Lemos, secretário de Turismo, agradecendo o apoio da Unirio, do chef Harold Lethiais, da diretora da universidade, Rosa Alves e do produtor Paulo Márcio, considerado por ele o “patrono”da festa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Silva Jardim - RJ

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pupunha Assado com Frutas Vermelhas

Ingredientes:
1 palmito pupunha
100 g de shitake
100 g de shimeji
1 alho-poró
60 g de cebola
100 g de gengibre
10 g de Ajinomoto
1 colher de café de sal
150 g de blueberry
150 g de framboesas
150 g de amoras
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de shoyu
200 ml de óleo de soja ( 200 ml )

Modo de Preparo:
Palmito - apare a ponta, meça dois dedos e faça um corte na diagonal (vide foto). Sobre ele espalhe lâminas de gengibre, regue com uma colher de azeite e o shoyu. Leve ao forno a 160 graus durante 50 minutos.
Alho-poró - corte ao meio e fatie bem fino. Frite em óleo quente até dourar.
Limpe os cogumelos e fatie.
Pique a cebola e refogue com azeite. Acrescente os cogumelos e as frutas vermelhas. Tempere com Ajinomoto, sal e pimenta. Deixe cozinhar por 3 minutos e reserve.

Montagem
Coloque o palmito no centro do prato, disponha o alho-poró de um lado e o remoulade de frutas vermelhas do outro. Decore com ervas frescas.

Fonte: http://www.cuecasnacozinha.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Picanha de panela, purê de mandioquinha, pupunha e mix ervas

Ingredientes
Carne: 1 picanha;
2 kg de gordura de pato;
Sal grosso;
1 cabeça de alho;
Pimenta-do-reino em grãos;
2 folhas de louro;
Tomilho;
Purê;
200g de mandioquinha;
40g de manteiga;
2 colheres de sopa de redução de jabuticaba;

Tuille:
2 colheres de sopa de maisena;
2 colheres de sopa de parmesão relado;
1 colher de sopa de provolone em cubinhos;
1 colher de sopa de catupiry cremoso e pimenta de espelette (França):

Mix de ervas;
100g de palmito pupunha;
Ervas a gosto (salsinha crespa, estragão, sálvia...);
50 ml de vinagre de vinho tinto;
150 ml de azeite de nozes;
Flor de sal.
Preparo Carne:
Tempere a picanha com sal grosso, alho, louro, tomilho, pimenta-do-reino moída e deixe marinar por 12 horas. Após esse tempo, lave e seque a carne. Em uma panela junte a gordura de pato, alho, louro, tomilho e a pimenta-do-reino. Deixe a panela a 58°C, no forno ou em uma boca de fogão com a chama bem baixa, por 12 horas. Quanto mais tempo ficar nesse processo, melhor o gosto. Antes de servir, corte a picanha em pedaços generosos e doure, dos dois lados, numa frigideira com gordura.

Purê:
Descasque a mandioquinha e cozinhe em água até que fique bem mole. Amasse e finalize o purê com manteiga. Corrija com sal e pimenta-do-reino, se necessário.

Tuille:
Misture o parmesão, requeijão, maisena. Faça pequenos discos dessa massa sobre uma tela de silicone ou papel manteiga. Por cima dos discos de massa ponha pedacinhos de provolone e pimenta espelette. Asse em forno a 160°C por 6 a 8 minutos, até ficarem bem crocantes. Teste se as tuilles ficaram crocantes só após esfriarem. Cuidado para o parmesão não ficar muito dourado e amargar a massa.

Mix de ervas :
Corte o palmito em juliene, bem fininho, como cabelo de anjo e misture com as outras ervas. Tempere com azeite de oliva e vinagre de vinho tinto.

Montagem:
Espalhe no fundo de um prato um pouco do purê de mandioquinha. Risque fios de coulis de jabuticaba por cima. Disponha um pedaço da picanha dourada sobre essa base. Adicione uma tuille de cada lado da carne e, sobre ela, disponha a salada de ervas e palmito. Polvilhe flor de sal e a pimenta por cima.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Consuma Palmito Sustentável

Esta campanha foi criada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Setembro de 2008. O Principal objetivo é coibir o consumo do Palmito Juçara que é nativo da Mata Atlântica.
O Palmito Pupunha e Palmito Açai, são de origens amazônica e são considerados palmito sustentável pois quando se corta um pé destes palmito, outros brotam em seu lugar, deixando sempre um ciclo de renovável de produção de palmito. O tempo de produção do Palmito Pupunha é de 18 meses enquanto que o Palmito Juçara é de 8 a 12 anos.
Outra grande preocupação é que o palmito extraido de forma clandestina, normalmente é envasado na própria mata, sem as condições mínimas de higiene. Isto pode criar condições para ter presença da bactéria que causa o butolimo, doença que pode levar à morte.
Portanto antes de comprar o palmito no mercado, certifique-se o que tipo de espécie de palmeira ele foi extraido e que ele tenha o selo do Ibama e da Anvisa. Evite comprar palmito na beira das estradas, normalmente são clandestinos ou seja, palmitos extraidos de forma ilegal da mata atlântica.
Portando vai minha recomendação: Consuma palmito sustentável, é saudável para você e para natureza.