segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Consuma Palmito Sustentável

Esta campanha foi criada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Setembro de 2008. O Principal objetivo é coibir o consumo do Palmito Juçara que é nativo da Mata Atlântica.
O Palmito Pupunha e Palmito Açai, são de origens amazônica e são considerados palmito sustentável pois quando se corta um pé destes palmito, outros brotam em seu lugar, deixando sempre um ciclo de renovável de produção de palmito. O tempo de produção do Palmito Pupunha é de 18 meses enquanto que o Palmito Juçara é de 8 a 12 anos.
Outra grande preocupação é que o palmito extraido de forma clandestina, normalmente é envasado na própria mata, sem as condições mínimas de higiene. Isto pode criar condições para ter presença da bactéria que causa o butolimo, doença que pode levar à morte.
Portanto antes de comprar o palmito no mercado, certifique-se o que tipo de espécie de palmeira ele foi extraido e que ele tenha o selo do Ibama e da Anvisa. Evite comprar palmito na beira das estradas, normalmente são clandestinos ou seja, palmitos extraidos de forma ilegal da mata atlântica.
Portando vai minha recomendação: Consuma palmito sustentável, é saudável para você e para natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário