quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Silva Jardim realiza terceira edição da Festa da Pupunha


A realização de um Congresso do Palmito Pupunha, com palestras direcionadas ao produtor rural;a fundação de uma associação de produtores de palmito; oficinas de gastronomia e concurso de receitas; degustação de pratos feitos a base de pupunha ; apresentação de balé infantil; exposição fotográfica e a apresentação de um grupo de chorinho, foram os principais destaques da III Festa da Pupunha de Silva Jardim , realizada no dia 04/07 no município.
A programação da Festa da Pupunha desenvolveu-se por todo o dia 04/07, com a realização no Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça, do Congresso do Cultivo do Palmito Pupunha e seus derivados, que contou com a participação do prefeito Marcello Zelão, do vice Fernando Augusto, dos secretários municipais Wander Lemos (Turismo, Indústria e Comércio), Ronaldo Pone (Planejamento) e Rafael Badia (Agricultura), do vereador Jonas Moares (representando a Câmara Municipal) e do presidente do Sindicato Rural de Silva Jardim, Amaro Viana, além de produtores rurais e membros da comunidade local. Durante o Congresso foram realizadas palestras proferidas por Gerorgino Ventuari,Cecília Freitas,Antônio Vairo,Marcelo Barbosa e Bruno Temer.
Durante o congresso, 12 produtores de palmito fundaram a Associação dos Produtores de Palmito da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, que tem como presidente Paulo César Vergara, ficando a vice-Presidência com o produtor Paulo Márcio Canongia. O 1º Secretário é o engenheiro-agrônomo Marcelo Barbosa, tendo a ambientalista Maria Inês como 2ª Secretária; enquanto o engenheiro-agrônomo Antônio Carlos Vairo dos Santos é o 1º Tesoureiro, e, Lies Abib, o 2º.
Na parte da tarde, ainda no Ginásio Jorge Mendonça, o Chef francês Harold Lethiais, diretor de ensino da Abaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia) e professor da Unirio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma oficina de gastronomia mostrando a utilização da pupunha na preparação de diversos pratos. Após a oficina, foi realizada a cerimônia de premiação do concurso interno realizado pelos alunos do curso de Gastronomia da Unirio com receitas a base de pupunha.
A vencedora do concurso, com o prato Estofado de Pupunha e Lingüiça com Salada Mediterrânea, foi a aluna Flávia Regina Rodrigues Machado, que recebeu das mãos do prefeito Marcello Zelão um cheque simbólico no valor de mil capivaris (equivalente a quantia de mil reais). A segunda colocada , com a receita Sushi de Pupunha e Camarão da Malásia ao Molho Oriental, foi a aluna Anna Carolyna Goulart Vieira, que recebeu das mãos de Wander Lemos um cheque simbólico de 600 capivaris (equivalente a 600 reais). A aluna Giulia Dantas Viana, com a receita Risoto de Pupunha com Camarão, ficou em terceiro lugar, e recebeu das mãos de Rafael Badia o cheque simbólico de 400 capivaris (equivalente a 400 reais).
A noite, na Praça Amaral Peixoto, um restaurante foi montado para que a população local e visitantes pudessem degustar pratos feitos a base do palmito de pupunha. Ainda no interior da Praça, foram montados estandes com artesanato local, produtos da agroindústria do município (doces, cachaça, palmitos em conserva e in natura). A Secretaria Municipal de Agricultura também montou um estande, destacando a produção de mudas e o cultivo da pupunha. Estiveram no local o desembargador Cairo Italo França David, o deputado federal Chico D'ângelo (PT) e os prefeitos Antônio Marcos (Casimiro de Abreu) e Carlos Pereira (Tanguá).
No palco principal, no centro da Praça,aconteceu uma apresentação de balé clássico e jazz, da Companhia de Balé Iracema de Amorim Saldanha, da Sociedade Musical Honório Coelho e um show de chorinho com Flávio Oliveira e Grupo. Em frente ao prédio da Prefeitura, foi montada uma exposição de fotografias de Marco Velasquez, retratando a beleza das cores da agricultura da pupunha e o brilho do trabalhador rural. Parte da mostra ficará exposta na agência do Banco do Brasil de Silva Jardim.
A Secretaria Municipal de Turismo,Indústria e Comércio pretende fazer do evento o carro chefe das festas da cidade : “Para o ano que vem temos a idéia de realizar a Festa da Pupunha em três dias, pois queremos transformar o evento num produto turístico de Silva Jardim”, disse Wander Lemos, secretário de Turismo, agradecendo o apoio da Unirio, do chef Harold Lethiais, da diretora da universidade, Rosa Alves e do produtor Paulo Márcio, considerado por ele o “patrono”da festa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Silva Jardim - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário