quinta-feira, 17 de junho de 2010

Casa da Agricultura de Valentim Gentil promove curso de Pupunha

A Casa da Agricultura de Valentim Gentil, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural de Votuporanga/SENAR, promove o curso de Pupunha, dividido em três módulos para melhor acompanhamento de profissionais da área. Na ocasião, são desenvolvidas aulas práticas na agroindústria São Luiz, de acordo com cada tema.

No primeiro módulo, que foi realizado entre os dias 8 e 9 de abril, o tema abordado foi a “Instalação da Lavoura”, desde a escolha da área ao plantio. Já no segundo módulo, com o tema “Manejo da Lavoura”, foi tratada a forma correta de se realizar a adubação, controle de pragas, doenças e plantas invasoras. O encontro aconteceu nos dias 9, 10 e 11 deste mês.

A terceira etapa do curso, que de acordo com a Casa da Agricultura será entre os dias 27 e 28 de agosto, tratará de assuntos relacionados à colheita e o processamento de Pupunha, conforme a exigência do mercado consumidor.

Pupunha

É o fruto da pupunheira, uma planta de grande porte da família Arecaceae (antiga Palmae), a qual pode crescer até 20 metros e também é originária das florestas tropicais do continente americano. É muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada para a alimentação. Os frutos são consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha. Contudo eles também podem ser matéria prima para a fabricação de compotas e geléias.

Fonte: regiaonoroeste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário