sexta-feira, 11 de junho de 2010

Arroz cateto com palmito pupunha e farofa de pinhão

100 g de arroz cateto; 150 g de palmito pupunha fresco em fatias finas; 1 tomate débora orgânico sem pele e com sementes; 1/2 cebola em brunoise; 2 dentes de alho amassados; 20 ml de vinho branco seco; 30 g de queijo mineiro curado ralado (de preferência da Serra da Canastra ou de Araxá); 20 g de manteiga sem sal; folhas de coentro jovem a gosto; azeite extravirgem quanto baste; azeite sansa (2ª moagem) ou óleo de milho quanto baste; água mineral o quanto baste; sal de Guérande ou sal marinho a gosto

farinha de pinhão
100 g de farinha de pinhão (em pedaços grandes)

arroz cateto coloque o arroz numa panela de pressão, cubra com 300 ml da água mineral ou filtrada, sem sal. Cozinhe por 30 minutos ou até ficar macio, mas sem virar papa. Reserve. Numa panela média, doure a cebola e o alho em 3 colheres (sopa) de azeite sansa, em fogo baixo. Acrescente a pupunha e doure bem todos os ingredientes. Agregue o tomate e cozinhe até ele quase desmanchar. Deglaceie a mistura com o vinho e misture o arroz já cozido. Acrescente 150 ml de água mineral e cozinhe em fogo bem baixo, até ficar cremoso. Misture o queijo e a manteiga, acerte o sal e reserve.

farofa de pinhão coloque a farinha de pinhão numa frigideira e doure-a em fogo bem baixo, vagarosamente, até ficar crocante. Reserve.

Para servir coloque uma porção do arroz num prato fundo e, sobre ele, a farofa de pinhão, as folhas de coentro e um fio de azeite extravirgem.

Dica do chef para o sucesso dessa receita, é fundamental que os produtos sejam bem frescos e, de preferência, cultivados sem o uso de agrotóxicos.

Fonte: Revista Menu
por Beatriz Marques produção Ana Paula Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário