terça-feira, 11 de maio de 2010

Programa de fortalecimento da agricultura familiar incentiva produção de palmito pupunha em Juquiá

30 famílias foram contempladas com o programa que, além do acesso a crédito, oferece acompanhamento técnico desde a preparação do solo até a comercialização da produção.
Com presença do prefeito Merce Hojeije, do gerente do Banco do Brasil Breno de Granda Nunes, do presidente do Sindicato Patronal Rural Koji Kawashima, do presidente da Apafarga Toninho da Penha e do diretor do departamento de agricultura e turismo da prefeitura, Ilso Luiz dos Santos, foi lançado o programa de fortalecimento da agricultura familiar de Juquiá, através do incentivo do plantio do palmito pupunha. O programa conta com a parceria da Casa da Agricultura de Juquiá através do técnico agrícola José Ivan do quadro efetivo da CATI, da técnica agrícola Flavia de Godoi, da técnica e Chefe de divisão do Turismo Natacha Vieira, do engenheiro agrônomo e Chefe de divisão do Agronegocio Carlos Reitz e do responsável pelo viveiro municipal, Luiz Martins. “Este corpo técnico trabalhou e se empenhou na identificação dos produtores focando as características de enquadramento no modelo da agricultura familiar das 30 famílias contempladas. O diferencial deste programa esta no comprometimento do corpo técnico, que “adotará” essas 30 famílias, desde o inicio, plantio, manejo, tratos culturais, colheita e comercialização”, explica o diretor de agricultura Ilso Luiz.
O programa conta ainda com apoio e parceria da COOPAFARGA (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar do Municipio de Juquiá SP e Adjacencias), Apafarga(Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Bairro Ribeirão Grande e Adjacência), CMDR(Conselho e Municipal de Desenvolvimento Rural), Sindicato Rural de Juquiá, EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural de Registro-Coordenadoria de Assistência Técnica Integral CATI/SAA. As capacitações são realizadas pelo Senar/Sindicato Rural e pela CATI. Durante o processo de execução do programa o Departamento de Agricultura e a Casa da Agricultura promovem a integração entre os produtores envolvidos através de visitas coletivas nas áreas plantadas para que ocorra um maior entrosamento e comprometimento entre os envolvidos e para que futuramente este grupo possa estar se associando a Apagarga ou Coopafarga e participando dos programas governamentais como PAA – Programa de aquisição de alimentos nas modalidades de doação simultâneas, compra direta e alimentação escolar.
O prefeito Merce falou da alegria da concretização e lançamento do programa e o que a iniciativa significa para Juquiá e para o Vale do Ribeira. “Um modelo de desenvolvimento da agricultura familiar com responsabilidade econômica, social e ambiental. O que estamos lançando hoje já foi implantado em Belém do Pará e seus resultados foram excelentes. Tenho certeza que o mesmo sucesso se repetirá em nosso município, afinal contamos com recursos vindo da linha do pronaf”, comentou o prefeito Merce que também ofereceu um dia de campo aos agricultores, sobre o período ideal de colheita e repasse dos resultados práticos, o que resulta num rendimento de 30% a mais nas hastes. Na ocasião o gerente do Banco do Brasil, Breno Nunes depositou toda confiança no modelo em que foi elaborado o programa e as parcerias formadas. “Este modelo nos da uma garantia do retorno deste investimento e com certeza será muito sucesso”, finalizou.

Fonte: Diário de Iguape

Nenhum comentário:

Postar um comentário