quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cozido de palmito pupunha e abobrinha

Preparação com sabor bem interessante. O palmito-pupunha de sabor levemente adocicado é preparado com abobrinha, um legume suave ganha a presença do azeite de oliva e molho de tomates. Tudo na medida certa para deixar a preparação com menos calorias.

Rendimento: 8 porções de 140 g
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes

1 palmito-pupunha fresco . 1. 325 g
3 colheres (sopa) de suco de limão . 45 ml
1 abobrinha média . 255 g
1 colher (sopa) de orégano fresco . 4 g
2 cebolas médias . 395 g
3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 30 g
1 xícara (chá) de molho de tomate . 240 g
Sal a gosto

Modo de Fazer

Lave a abobrinha, elimine a extremidade e pique-a em cubos médios. Lave o orégano, seque com toalha de papel e separe somente as folhas. Pique-as e meça 1 colher das de sopa. Reserve.
Descasque as cebolas, lave e corte em gomos.
Coloque em uma panela o azeite de oliva, a pupunha, as cebolas e a abobrinha. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 12 minutos ou até os legumes ficarem al dente. Incorpore o molho de tomate, o orégano e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 minuto. Acerte o sal e retire do fogo.
Sirva dentro da casca da pupunha.

Valor nutricional por porção
90 kcalorias; 12,5 g de carboidratos; 2 g de proteínas; 4 g de gorduras totais (0,5 g de saturada, 3 g de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 2 g de fibras; 1 mg de ferro; e 35 mg de cálcio

Abra o palito-pupunha, tire o miolo (coração do palmito) e pique-o em cubos médios. Regue com o suco de limão e reserve. Reserve a parte externa da pupunha, pique em 4 pedaços (como uma canoa) e 10 cm para servir o cozido.

Fonte: Azeite sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário