domingo, 27 de fevereiro de 2011

Silva Jardim é a maior produtora de palmito do interior do estado

Silva Jardim, na região dos Lagos é considerada o maior produtora de palmito pupunha do estado do Rio de Janeiro. A cidade da Baixada Litorânea tem o solo e o clima ideais para a plantação da espécie. Atualmente, tem 750 mil pés de palmito, mas até o ano que vem vai aumentar ainda mais a produção.

Aos poucos, a cidade de Silva Jardim ganha uma nova identidade agrícola. De acordo com a Emater/Rio, a espécie de palmito pupunha é cultivada na região desde 1993. Já são 750 mil pés, mas a expectativa é de que, em mais dois anos, este número ultrapasse 1 milhão de mudas plantadas.


Em uma das estufas ficam 120 mil mudas. Elas serão compradas pela prefeitura e repassadas aos agricultores de Silva Jardim, através de um projeto entre o município, o governo do Estado e Associação de Produtores de Palmito da Baixada Litorânea. Atualmente, 14 agricultores já produzem e vendem o alimento. Entre eles está Viviane Campos, que há seis anos dedicou um hectare da propriedade para o cultivo da espécie.

No sítio, a pequena agricultora planta as sementes em um espaço com areia. Isso porque fica mais retirar a pequena muda. Depois leva as mudas para a estufa. Um engenheiro agrônomo explicou passo a passo a extração do palmito pupunha.

O que impressiona nessa espécie é que ela não morre após o corte. Os brotos dão continuidade a planta, que pode durar até 20 anos.

Paulo César Lopes, presidente da Associação dos Produtores de Palmito da Baixada Litorânea disse que esta alternativa é bem lucrativa para os produtores da região.

Quem quiser outras informações sobre o cultivo do palmito pupunha é só ligar para a sede da Emater, em Silva Jardim. O telefone é o (21) 2668-1737.

Fonte: In360

2 comentários:

Unknown disse...

quero comprar 4 mil mudas de pupunha sem espinhos , gostaria de saber vcs faz entregas em guaçui??es muito grata , sem mas

Unknown disse...

Gostaria de comprar sementes de pupunha. Sabe me dizer onde posso comprar as sementes no estado do Rio de Janeiro?

Postar um comentário