segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pupunha no Festival do Pinhão

A dica do chef Renato Caleffi entrou em ação para as novidades do Lê Manjue Bistrô durante este inverno. Conheça o Festival do Pinhão e a pupunha in natura sendo utilizado como elemento importante no prato principal.
Leia mais em

Foto: Divulgação.
Fonte: www.guiadasemana.com.br

sábado, 4 de julho de 2009

Bijouteria de Madeira de Pupunha


A madeira de pupunha vem fazendo sucesso e ganhando aos poucos seu espaço no mercado. Pelo fato de suas fibras terem um contraste natural e não encontrado em outro tipo de madeira. 
Graças a resistência da madeira de pupunha, é possível criar vários objetos ornamentais como por exemmplo bijouterias.
Para quem trabalha com artesanato, eis ai um prato cheio para ser explorado. Embora muita gente pode achar que a utilização desta madeira é uma agressão à natureza, vai aí um esclarecimento. A plantação de pupunha é uma das que mais cresce pelo fato de ter várias vantagens para quem o produz, pois palmito pupunha começa a ter o primeiro corte a antes do segundo ano de idade, produzindo em seguida vários brotos que irão gerar novos palmito, não sendo necessário replantar novamente. Além de ter produto de qualidade, a produção aumenta com o passar do tempo.
A natureza também agradece, pois além de ter várias áreas sendo reflorestadas, a pupunheira cria frutos que atrai várias espécies de pássaros ao eco sistema.
Portanto quando for consumir palmito, lembre-se de comer o pupunha cultivado.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pupunha gratinado

Ingredientes

2 toletes nobres de pupunha 
3l de água
1 colher de sopa rasa de sal 
1 colher de sopa bem cheia de manteiga 
2 ramos grandes de orégano fresco 
parmesão ralado grosso
azeite

Modo de preparo 

Cozinhar o palmito pupunha (os mais grossos de preferência) em abundante quantidade de água e sal por, aproximadamente, 25 minutos ou até ficarem macios. Cortar o cozimento em banho-maria invertido (água com gelo). Em seguida, abrir o pupunha ao meio, salpicar algumas folhas de orégano fresco, muito queijo ralado por cima com um pouco de manteiga e um fio de azeite. Levar o forno para gratinar.

Fonte: http://www.revistabianchini.com.br/cozinha/palmito_pupunha.html

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Madeira de Pupunha

Jadir de Souza Rocha, pesquisador titular do instituto na área de Recursos Florestais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com ênfase em inovação tecnológica trabalha em projetos para utilizar matérias que seria transformada em lixo. Há inúmeras matérias-primas que podem ser usadas em substituição à madeira obtida de espécies arbórias. "Os projetos de manejo florestal apresentarão resultados efetivos quando forem enriquecidos com o plantio de espécies de retorno econômico", diz ele.
Há duas outras linhas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas pelos cientistas. Uma envolve a madeira da pupunha e a outra a utilização de folhas vegetais super-resistentes.
Divisórias e móveis - No caso da pupunha, os pesquisadores descobriram que a madeira é muito resistente - mais do que a maçaramduba, espécie muito procurada pela indústria -, bonita e permite excelente acabamento. Segundo Rocha, oferece grande aplicação na produção de móveis, de instrumentos musicais, como flautas, artefatos de escritório e utensílios de cozinha.
"O cultivo da pupunha tem por objetivo a obtenção do palmito e da fruta. Nós apontamos outras possibilidades. No caso do palmito, a planta é cortada após dois anos. No cultivo da fruta, após oito, quando começa a declinar a produção. Esse trabalho mostra que a planta, depois de cortada, ainda pode ter uma destinação econômica gerando renda e emprego", explica Rocha.
Na outra frente de trabalho, os pesquisadores desenvolveram uma chapa de folhas que pode ser usada em forros, divisórias e artefatos. "Nós trabalhos com folhas resistentes a rasgos, espécies arbórias, palmeiras e plantas ornamentais. As folhas são trituradas, passam por um processo de secagem e são aglutinadas com resina e fibra de vidro", explica Rocha.

Conteúdo retirado e adaptado de http://www.fibra-ds.com/novidades/jb.htm